Uma tragédia marcou o domingo (11) do Bairro Aclimação, em Uberlândia. Quatro membros de uma mesma família foram encontrados mortos dentro de um apartamento devido à intoxicação por monóxido de carbono, que possivelmente vazou de um aquecedor a gás na cozinha.
As vítimas foram identificadas como pai e mãe, com idades de 33 e 34 anos, um menino de 11 anos e uma adolescente de 15 anos. O apartamento está localizado no 4º andar de um dos 16 blocos de um condomínio local, que teve dois de seus blocos interditados temporariamente para vistoria.
Monóxido de Carbono: O Vilão Invisível
O monóxido de carbono, também conhecido como CO, é um gás perigoso por ser invisível e inodoro. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), o monóxido de carbono se liga à hemoglobina no sangue, dificultando a circulação de oxigênio pelo corpo e podendo levar à morte por asfixia.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) também ressaltam o perigo desse gás, que “toma o lugar” do oxigênio no sangue, resultando em sintomas como tontura, dor de cabeça e, em níveis elevados, a morte súbita.
O Que Causou a Tragédia com a família?
Segundo a Defesa Civil, o provável vazamento de monóxido de carbono ocorreu em um aquecedor a gás localizado na cozinha do apartamento. O registro de gás e toda a energia elétrica do condomínio foram mutuamente desligados pelas autoridades para evitar riscos de explosão e garantir a segurança dos demais moradores.
Após a perícia realizada pela Polícia Civil, os corpos foram enviados ao Instituto Médico Legal (IML). O velório e sepultamento das vítimas estão previstos para a segunda-feira (12).
Como Prevenir Intoxicação por Monóxido de Carbono?
Para evitar tragédias como a que ocorreu em Uberlândia, siga estas dicas:
- Ventilação Adequada: Certifique-se de que áreas com aquecedores a gás estejam sempre bem ventiladas.
- Manutenção Regular: Realize vistoria e manutenção periódica de aparelhos a gás.
- Detectores de CO: Instale detectores de monóxido de carbono em locais estratégicos da sua residência.
O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil foram acionados imediatamente após a descoberta dos corpos. As autoridades desligaram o registro de gás e a energia elétrica do condomínio para garantir a segurança de todos os moradores.
Moradores dos dois blocos interditados foram retirados temporariamente, mas puderam retornar aos seus apartamentos ao longo da noite após a realização das vistorias necessárias.