A Jeep está prestes a revolucionar sua linha de carros nos próximos anos e a primeira grande novidade será a terceira geração do Jeep Compass. O novo modelo será revelado em novembro de 2024, com vendas na Europa previstas para 2025.
Kris Cholmondeley, diretor da Jeep no Reino Unido, confirmou a estreia do novo Jeep Compass, revelando seu entusiasmo pelo lançamento. Este será o primeiro de uma série de novos veículos que a marca planeja lançar na Europa nos próximos 18 meses.
Jeep Compass 2025: o que podemos esperar?
A troca de geração do Jeep Compass está sendo meticulosamente trabalhada pela Jeep, dado que o modelo é extremamente popular em diversos mercados, incluindo o Brasil. A nova geração abandonará a plataforma Small Wide 4×4 para adotar a inovadora arquitetura STLA Medium, desenvolvida em colaboração com a Peugeot-Citroën.
Essa nova base, que já foi utilizada no Peugeot 3008 e Opel Grandland, é preparada para suportar motores a combustão, híbridos e elétricos. Portanto, o esperado é que o novo Compass traga mais opções de motorização e performance.
Quais as dimensões do Novo Jeep Compass?
Rumores indicam que o novo Jeep Compass será um pouco maior do que seus 4,40 m atuais. Para se ter uma ideia, o Peugeot 3008, que utiliza a mesma plataforma STLA Medium, tem 4,54 m de comprimento e entre-eixos de 2,73 m, 10 cm a mais que o atual Compass. Essas dimensões prometem entregar um interior ainda mais espaçoso e confortável.
Quais tecnologias o Novo Jeep Compass terá?
Assim, o interior do novo Jeep Compass será totalmente renovado, com mais tecnologia a bordo. Espera-se a inclusão de uma tela de 16 polegadas para a central multimídia, elemento já visto nos modelos da Opel.
A plataforma STLA Medium, preparada para motores a combustão, híbridos e elétricos, promove uma arquitectura elétrica de 400 volts e pode abrigar uma bateria de até 98 kWh, oferecendo tempos de recarga curtos e uma autonomia que pode variar entre 500 km e 700 km.
Como serão as motorizações do Novo Jeep Compass?
Com base no Peugeot 3008, espera-se que o novo Jeep Compass tenha uma gama diversificada de motorizações:
- Versões de entrada: Motor 1.2 turbo de 136 cv com sistema híbrido-leve de 48V.
- Versões intermediárias: Motor 1.6 turbo híbrido plug-in, gerando 194 cv de potência combinada e 87 km de autonomia elétrica.
- Opções totalmente elétricas: Motor único de 213 cv com bateria de 73 kWh e 527 km de autonomia, e uma variante com bateria de 98 kWh alcançando 700 km. Há também uma versão com dois motores elétricos, totalizando 326 cv.
Quando chegará ao Brasil?
Até o momento, a Stellantis não divulgou informações detalhadas sobre o lançamento do novo Jeep Compass no Brasil. No entanto, a fabricante já anunciou um investimento de R$ 30 bilhões para realizar 40 lançamentos até 2028. Com os planos atuais de eletrificação, é provável que o Compass fabricado em Goiana (PE) adote uma versão híbrida logo no lançamento.
Em suma, a expectativa em torno do novo Jeep Compass é alta, tanto no mercado europeu quanto no brasileiro. Com novas dimensões, tecnologia avançada e uma gama diversificada de motorizações, o modelo promete manter e até aumentar sua popularidade entre os SUVs médios.