A enxurrada de lançamentos da BMW não para. Depois dos lançamentos do Série 1 e do X3, a marca alemã apresenta a novíssima geração do M5. E o sedã esportivo está mais potente do que nunca. Com a adição da eletrificação, o carro agora é um híbrido plug-in de 727 cv, 102 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 305 km/h (com um pacote adicional).
Mas será que o novo BMW M5 é mais rápido que a geração anterior? Surpreendentemente, a resposta é não. O M5 Competition (F90), que conta com 625 cv, atinge a marca de 0 a 100 km/h em 3,2 s. É, literalmente, o peso da eletrificação. O sedã atual pesa 2.445 kg – exatos 540 kg a mais que seu antecessor.
Novo BMW M5: Uma revolução no desempenho com hibridização
A novíssima geração do BMW M5 2025 chega cheia de inovações. Equipado com um motor V8 4.4 biturbo de 585 cv e 76,1 kgfm, o M5 é complementado por uma unidade elétrica de 196 cv e 28,6 kgfm, instalada junto à transmissão automática de oito marchas. A combinação resulta em uma engenharia impressionante.
Além disso, o carro conta com uma bateria de 18,6 kWh, que permite uma autonomia de até 69 km no modo totalmente elétrico, atingindo velocidades de até 140 km/h sem necessidade de ligar o motor a combustão. Esse atributo torna o veículo não apenas potente, mas também mais ecológico.
Como funciona a hibridização no novo M5?
A BMW desenvolveu um sistema híbrido altamente eficiente para o novo M5. A capacidade da bateria permite que o carro seja recarregado até 7,4 kW (AC), e o consumo combinado chega a impressionantes 60 km/l, segundo a fabricante. O sedã também oferece modos de condução que permitem tração integral ou maior força direcionada para as rodas traseiras, adaptando-se às preferências do motorista.
- Motor V8 4.4 biturbo de 585 cv
- Unidade elétrica de 196 cv
- Bateria de 18,6 kWh
- Autonomia de até 69 km em modo elétrico
- Consumo combinado de 60 km/l
Quais são as novidades visuais do novo BMW M5?
Esteticamente, o novo BMW M5 segue a tendência do elétrico i5 e do híbrido 530e. Apresentando arcos de rodas e saias laterais pronunciados, grade com contorno iluminado e badge M5, o M5 é impressionante. O destaque é a traseira, com um para-choque bastante agressivo e quatro saídas de escapamento. As rodas são de 20 polegadas na dianteira e 21 polegadas na traseira, proporcionando um visual robusto e aerodinâmico.
Uma novidade interessante é que o M5 pode esterçar o eixo traseiro em até 1,5º, o que facilita manobras em baixas velocidades e oferece mais estabilidade em altas velocidades.
Quando o novo BMW M5 chegará ao mercado?
Contudo, o lançamento global do novo BMW M5 está programado para novembro de 2024. Porém, a chegada ao Brasil pode demorar um pouco mais. Mas, isso ocorre devido a mudanças na legislação de emissões no país, com a oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) entrando em vigor em 2025. O M5 precisará passar por essa nova, e mais rigorosa, homologação para ser comercializado por aqui.