foto: Reprodução
⏯️ Preso pelo 8/1 se despede de família antes de retornar à Papuda
— Metrópoles (@Metropoles) June 6, 2024
Nova fase da Operação Lesa Pátria foi deflagrada pela Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (6/6), com objetivo de capturar investigados
Leia: https://t.co/CpaDqcJICK pic.twitter.com/s5gBXPxki5
Lucas Costa Brasileiro, um dos alvos da nova fase da operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (6/6), foi preso em Sobradinho, no Distrito Federal. Ele é um dos 48 detidos nesta operação, que, segundo a PF, visa recapturar mais de 200 participantes do ato de 8 de Janeiro que descumpriram medidas cautelares, como a retirada de tornozeleiras eletrônicas, ou que fugiram para outros países.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, Lucas aparece vestido de roupa branca e chinelos, despedindo-se dos familiares antes de entrar no camburão da PF, que o levaria ao Complexo Penitenciário da Papuda, em São Sebastião.
Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 18 estados e no Distrito Federal. Segundo a PF, até a manhã desta quinta-feira, sete pessoas foram presas na capital do país. A PF continua realizando diligências para localizar e capturar outros 170 condenados ou investigados considerados foragidos em todo o país.
O governo afirma que os fatos investigados podem constituir os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.