Carlos e Jair Bolsonaro / Alan Santos/PR
O vereador carioca Carlos Bolsonaro (PL-SP) criticou indiretamente parte dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Guarulhos devido à aproximação do pai com o deputado estadual Jorge Wilson (Republicanos-SP), também conhecido como Xerife do Consumidor. A crítica foi feita nesta segunda-feira (3/6) através das redes sociais, em resposta a uma publicação que mostrava vaias a Bolsonaro durante um evento na cidade.
A publicação exibiu o momento das vaias, ocorridas no último sábado (1º), após Bolsonaro elogiar Wilson, pré-candidato à prefeitura da Grande São Paulo. Carlos escreveu em sua resposta que é “ridículo quem leva esses sujeitos” para os eventos com o ex-presidente, em uma crítica indireta aos apoiadores de Wilson, segundo assessores contatados pela reportagem da Gazeta.
“Principalmente ridículos são quem leva esses sujeitos pra perto do Presidente. É humanamente impossível @jairmessiasbolsonaro saber de tudo em todos os municípios. Se pesquisarem direitinho verão quem trazem pra perto esses oportunistas”, escreveu o filho do ex-presidente.
“Muito de quem cerca o Presidente é somente para ter outras benesses pessoais e não somar com o sentimento do povo. Quem vê cara não vê coração. Os senhores pesquisando um pouco verão que o negócio é mais feio que imaginam”, completou ele.
O episódio ocorreu porque apoiadores de Bolsonaro vaiaram o aceno do ex-presidente a Wilson durante o evento do último sábado. A eleição em Guarulhos tem colocado Bolsonaro e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, em lados opostos.
Bolsonaro foi à cidade da Grande São Paulo para um evento de arrecadação de fundos para o Rio Grande do Sul. Um vídeo mostra o momento em que ele diz: “Quem está pagando aqui é o Xerife, não sou eu não”. Logo em seguida, começam as vaias.
Uma pessoa da plateia comenta: “não adianta, aqui, em Guarulhos ninguém gosta dele”, se referindo a Wilson.
Na disputa bolsonarista, dois pré-candidatos à Prefeitura de Guarulhos buscam o apoio de Bolsonaro: Wilson e o vereador Lucas Sanches (PL). O segundo tem preferência de Valdemar Costa Neto, enquanto Bolsonaro tinha inicialmente tendência a apoiar o Xerife, que conta com a simpatia do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Ambos os pré-candidatos têm alternado entre a segunda e a terceira colocação nas pesquisas no município. O líder constante em todas as sondagens é o ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade), que até o início do ano era filiado ao PT.