Qual é o celular mais comercializado de todos os tempos? Muitos poderiam presumir que se trata de algum modelo iPhone da Apple ou Galaxy da Samsung. Contudo, essa suposição estaria equivocada. Surpreendentemente, os dispositivos que lideram a lista são o Nokia 1100 e o Nokia 1110.
Para quem tem pressa:
- Os dois celulares mais vendidos da história não são iPhone nem Galaxy, mas sim os modelos Nokia 1100 e Nokia 1110. É o que revela uma lista publicada pelo site VisualCapitalist, baseada em dados da Omdia, Wikipedia e Yahoo Finance;
- A lista traz os 15 celulares mais vendidos, dos quais sete são da Nokia, sete são da Apple e um é da Samsung. O Nokia 1100 lidera (250 milhões de unidades vendidas), seguido pelo Nokia 1110 (248 milhões de modelos) e iPhone 6 e 6 Plus (222 milhões de unidades);
- A maior rivalidade atual no mercado de celulares é entre Apple e Samsung. A Apple domina nos EUA, com 52% de participação de mercado, enquanto a Samsung lidera globalmente, com 22%, em comparação aos 19% da Apple.
Quem apontou o fato inusitado foi Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação, numa rede social. Já a fonte da lista compartilhada por Igreja é o site VisualCapitalist, cuja base foram dados da Wikipedia, Yahoo Finance e Omdia, empresa especializada em análise de tecnologia.
Pódio dos celulares mais vendidos
Em 2021, o número global de celulares atingiu a expressiva marca de 7,1 bilhões, o que representa mais de 90% da população mundial. Dentre os 15 dispositivos mais vendidos ao longo da história, destaca-se a presença dominante de sete modelos da Nokia, outros sete da Apple e um da Samsung.
O líder da lista é o Nokia 1100, que alcançou a impressionante marca de mais de 250 milhões de unidades vendidas ao longo de seis anos, antes de ser descontinuado em 2009. Este celular coexistiu com os primeiros smartphones, como os da série Nokia E e o iPhone. Na sequência, o Nokia 1110 aparece com 248 milhões de modelos vendidos.
A entrada da Apple na lista ocorre a partir da terceira posição, ocupada pela linha iPhone 6, com 222 milhões de unidades comercializadas, considerando tanto o iPhone 6 quanto o iPhone 6 Plus. As telas inovadoras de 4,7 e 5,5 polegadas marcaram o início da era dos smartphones de tela grande, mantendo-se como os iPhones mais vendidos da Apple até o momento.
Com informações de Olhar Digial