Sem dúvida, o ano de 2024 trouxe diversas mudanças nas normas do Imposto de Renda para as pessoas físicas. Por isso, é extremamente necessário para o cidadão brasileiro estar ciente destas novas regras e datas de pagamento para evitar atrasos e complicações burocráticas.
Quando inicia o prazo de entrega da declaração de 2024?
Segundo informações da Receita Federal, o prazo de entrega se estende do dia 15 de março até 31 de maio. Os contribuintes que não cumprirem esse prazo estarão sujeitos a multas.
Qual o valor para a isenção do Imposto de Renda?
Uma das alterações mais significativas para o ano de 2024 é em relação à isenção do Imposto de Renda. O governo federal, através de uma medida provisória emitida em 6 de fevereiro, estabeleceu que contribuintes que recebem até dois salários mínimos (R$2824) estarão isentos do pagamento do imposto. Com essa mudança, estima-se que aproximadamente 15,8 milhões de brasileiros serão beneficiados.
Qual a facilidade da Declaração pré-preenchida?
Outra inovação para este ano é a utilização da declaração pré-preenchida. Esta modalidade, que simplifica o processo trazendo diversas informações já completas, se tornou a opção de grande parte dos contribuintes. Para realizar a declaração pré-preenchida, é necessário possuir uma conta gov.br de nível prata ou ouro.
Finalizando, é de suma importância que o contribuinte esteja atento à todas as novidades relacionadas ao Imposto de Renda. Acompanhar as atualizações das regras e datas é essencial para evitar problemas com a Receita Federal. Além disso, lembre-se sempre que a melhor forma de realizar uma declaração de Imposto de Renda tranquila e sem imprevistos é com organização e planejamento. Informe-se, organize-se e evite problemas futuros.