Estar informado sobre o Auxílio-gás é de suma importância, pois disponibiliza um passo a passo a seguir para solicitar o benefício além de trazer um calendário com as datas de pagamentos. Este ano, de 2024, o Auxílio-gás veio para auxiliar famílias com baixa renda diante dos impactos inflacionários e do alto custo do gás de cozinha. Os pagamentos do benefício vão iniciar a partir do dia 16 de fevereiro e serão depositados quinzenalmente.
Quem pode receber o Auxílio-gás?
Por se tratar de um benefício focado para auxiliar famílias de baixa renda, estão aptas a receber o Auxílio-gás as famílias que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e cuja renda mensal seja igual ou inferior a meio salário mínimo.
Além dessas, também são beneficiados aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) que moram no mesmo domicílio.
Como vai funcionar o pagamento do Auxílio-gás?
Os pagamentos do Auxílio-gás vai seguir o mesmo calendário do Bolsa Família e do Número de Identificação Social (NIS). As informações podem ser acompanhadas através dos aplicativos do Bolsa Família e do Caixa Tem, ou pelo telefone 111.
Regras para receber o Auxílio-gás
A elegibilidade para receber o Vale-Gás é dada pelos seguintes critérios:
- Estar inscrito ativamente no Cadastro Único (CadÚnico);
- Possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 606) ou ter renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos;
- Famílias com renda superior a três salários mínimos também podem receber, desde que estejam incluídas em programas de transferência de renda dos governos federal, estadual ou municipal;
- Ter entre os membros da família pessoa que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).
Contudo, com o alcance limitado do programa, algumas regras de prioridade foram estabelecidas como:
Famílias com cadastro atualizado no CadÚnico nos últimos dois anos, com menor renda e com maior número de membros. Também entram nessa listagem as famílias beneficiadas pelo Auxílio Brasil e famílias com cadastro qualificado pelo gestor através das informações da averiguação.
Calendário de pagamento de fevereiro
Confira abaixo o calendário do Auxílio-Gás para o mês de fevereiro:
- NIS final 1: 16 de fevereiro;
- NIS final 2: 19 de fevereiro;
- NIS final 3: 20 de fevereiro;
- NIS final 4: 21 de fevereiro;
- NIS final 5: 22 de fevereiro;
- NIS final 6: 23 de fevereiro;
- NIS final 7: 26 de fevereiro;
- NIS final 8: 27 de fevereiro;
- NIS final 9: 28 de fevereiro;
- NIS final 0: 29 de fevereiro.
Portanto, para quem se enquadra nas regras de recebimento do Auxílio-gás, é importante ficar atento ao calendário de pagamento para poder contar com essa ajuda no mês de fevereiro.