• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sábado, 10 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Curiosidades

Inscrição de 1500 anos com dedicatória a Jesus é descoberta em Israel; VEJA FOTOS

Por Terra Brasil Notícias
17/jan/2024
Em Curiosidades, Geral, Religião
GETTY IMAGES

GETTY IMAGES

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Em meio a escavações na aldeia de et-Taiyiba, localizada no Vale de Megido (também conhecido como Vale de Jezreel), em Israel, arqueólogos encontraram uma rara inscrição em pedra com uma referência a Jesus Cristo. Vale mencionar que, na escatologia cristã, a região é considerada o local da batalha final entre o bem e o mal, o Armagedom — termo derivado do hebraico “Har Megiddo”, que significa “Monte Megido”.

Foto: Divulgação/Autoridade de Antiguidades de Israel/Tzachi Lang e Einat Ambar-Armon.

Segundo descrito pelo Heritage Daily, a inscrição na pedra está gravada em grego, e ela foi encontrada na entrada de um edifício datado do fim do século 5, quando a região vivia seu conhecido período bizantino ou islâmico primitivo.

Segundo a pesquisadora do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, a Dra. Leah Di-Segni, a inscrição recém-descoberta é uma dedicatória ao Jesus bíblico. Nela, está escrito: “Cristo nasceu de Maria. Esta obra do mais temente a Deus e piedoso bispo [Teodósio] e do miserável Th[omas] foi construída desde a fundação. Quem entrar deve orar por eles..”

Leia Também

Veja quem pode se aposentar mais cedo com benefício especial do INSS!

Valor de notas raras de seu bolso pode chegar a R$ 3.000

Esse estado foi decretado o mais seguro para se viver no Brasil em 2025!

Foto: Divulgação/Autoridade de Antiguidades de Israel.

Além da gravura, no local também foram encontradas duas salas com piso em mosaico, decorados com desenhos geométricos.

Descoberta importante

Importante mencionar que Teodósio, a pessoa referida no fragmento de texto como sendo o fundador do edifício, foi um dos primeiros bispos cristãos da região, detendo até mesmo de autoridade religiosa na cidade de Bet She’an — que serviu como capital da província bizantina de Palaestina Secunda. Os pesquisadores afirmam que a inscrição possui objetivo de proteger contra o mau-olhado, e já foi encontrada anteriormente em outros locais do mundo bizantino.

“Esta é a primeira evidência da existência da igreja bizantina na aldeia de et-Taiyiba, e se soma a outras descobertas que atestam as atividades dos cristãos que viviam na região”, afirma por fim Walid Atrash, da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA).

Fonte: Aventuras na História/UOL.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Imagens impressionantes: Animais ficam congelados por causa do frio intenso em país europeu; VEJA VÍDEO

PRÓXIMO

FGTS Digital: Nova Plataforma Oficial de Gestão do Fundo de Garantia Agora com Pix!

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se