Em meio a escavações na aldeia de et-Taiyiba, localizada no Vale de Megido (também conhecido como Vale de Jezreel), em Israel, arqueólogos encontraram uma rara inscrição em pedra com uma referência a Jesus Cristo. Vale mencionar que, na escatologia cristã, a região é considerada o local da batalha final entre o bem e o mal, o Armagedom — termo derivado do hebraico “Har Megiddo”, que significa “Monte Megido”.
Segundo descrito pelo Heritage Daily, a inscrição na pedra está gravada em grego, e ela foi encontrada na entrada de um edifício datado do fim do século 5, quando a região vivia seu conhecido período bizantino ou islâmico primitivo.
Segundo a pesquisadora do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, a Dra. Leah Di-Segni, a inscrição recém-descoberta é uma dedicatória ao Jesus bíblico. Nela, está escrito: “Cristo nasceu de Maria. Esta obra do mais temente a Deus e piedoso bispo [Teodósio] e do miserável Th[omas] foi construída desde a fundação. Quem entrar deve orar por eles..”
Além da gravura, no local também foram encontradas duas salas com piso em mosaico, decorados com desenhos geométricos.
Descoberta importante
Importante mencionar que Teodósio, a pessoa referida no fragmento de texto como sendo o fundador do edifício, foi um dos primeiros bispos cristãos da região, detendo até mesmo de autoridade religiosa na cidade de Bet She’an — que serviu como capital da província bizantina de Palaestina Secunda. Os pesquisadores afirmam que a inscrição possui objetivo de proteger contra o mau-olhado, e já foi encontrada anteriormente em outros locais do mundo bizantino.
“Esta é a primeira evidência da existência da igreja bizantina na aldeia de et-Taiyiba, e se soma a outras descobertas que atestam as atividades dos cristãos que viviam na região”, afirma por fim Walid Atrash, da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA).
Fonte: Aventuras na História/UOL.