Desenvolvido para facilitar a gestão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o sistema propõe agilizar os trâmites relacionados ao recolhimento do fundo de garantia.
Funcionalidades do FGTS Digital
Durante o final de semana, empregadores tiveram a oportunidade de familiarizar-se com o sistema, explorar suas funcionalidades e preparar seus procedimentos internos para a plena aderência à nova ferramenta. Entre as funcionalidades oferecidas pelo FGTS Digital, estão a emissão de guias de pagamento personalizadas, simulação de indenizações e a possibilidade de realizar procedimentos em lote.
Pix Como Método de Pagamento
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a opção de pagamento do FGTS via Pix também passará a ser disponibilizada, o que é esperado que otimize ainda mais os processos referentes ao FGTS. Ademais, as informações de vínculo e remuneração já inseridas no eSocial também serão integradas ao FGTS Digital.
Impacto do FGTS Digital
O governo federal espera que, com o novo sistema, sejam aprimorados os processos de gestão, controle e transparência vinculados ao FGTS. A perspectiva é de que se reduzam as despesas operacionais associadas ao Fundo, bem como os gastos referentes ao pagamento de tarifas pelos empregadores aos agentes arrecadadores.
Leia Também:
- Homem ‘ressuscita’ a caminho do crematório após carro passar por cima de buraco
- Governo exclui 226 drogarias do Farmácia Popular; veja motivo
- Aviadora da Força Aérea alcança feito histórico e se torna primeira militar eleita Miss América; veja fotos
FGTS de Competências Passadas
Importante ressaltar que os débitos referentes a competências anteriores à implementação do FGTS Digital devem continuar a ser recolhidos por meio de guias emitidas pela Caixa Econômica Federal.
Com a plena implantação do FGTS Digital, espera-se uma modernização no recolhimento e gerenciamento do FGTS, facilitando a vida tanto dos empregadores, quanto dos trabalhadores beneficiários do fundo.