Se você faz parte do grupo de aposentados ou pensionistas do INSS que aguardam ansiosamente pela antecipação do 13° salário de 2024, lembre-se, você não está sozinho. Milhões de brasileiros, assim como você, estão na expectativa do pagamento adiantado do abono natalino.
Quem tem direito ao 13º Salário do INSS em 2024?
O 13° salário do INSS de 2024 será concedido a todos os beneficiários da Previdência Social, abrangendo vários casos, desde auxílio por incapacidade temporária até auxílio-reclusão. Contudo, importa esclarecer que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou a Renda Mensal Vitalícia (RMV) não têm direito à esse benefício.
Como ocorrerá o pagamento do 13° do INSS?
O depósito do 13° salário de 2024 segue, habitualmente, o calendário de pagamentos do INSS. Isso significa que a primeira parcela, correspondendo a 50% do valor total, é isenta de impostos e depositada junto com a renda referente ao mês do beneficiário. Um mês posterior, a segunda parcela é liberada, já com os descontos devidos como o imposto de renda e possíveis empréstimos consignados.
Será que o 13° será antecipado em 2024?
A questão que paira é: vai ter antecipação do 13° em 2024? Nos últimos quatro anos, de 2020 a 2023, o 13° dos segurados do INSS foi pago entre maio e junho. Contudo, o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
Dito isto, existe uma grande expectativa de que a antecipação ocorra no primeiro semestre de 2024. Caso contrário, os beneficiários irão receber em agosto e dezembro, de acordo com o que acontecia antes da pandemia.
Leia Também:
- Tarcísio puxa Bolsonaro para o lado de Nunes
- PGR diz a Moraes que é contra ida de Daniel Silveira para o semiaberto
- Dança das cadeiras movimenta IBGE e Inmetro; entenda
Por enquanto, não há uma confirmação oficial. O que se sabe é que o 13° salário do INSS é pago junto com a renda mensal dos beneficiários. Sendo assim, caso haja uma antecipação, provavelmente as datas serão entre os meses de maio e junho.
O melhor é aguardar um pronunciamento oficial do líder do país ou do Instituto Nacional do Seguro Social sobre o cronograma de depósitos do 13° salário. Este anúncio deve esclarecer as datas exatas de pagamento e quais são as opções possíveis de antecipação para os beneficiários do INSS.