O Ministério da Educação (MEC) voltará a editar, a partir deste mês, a convocação para ocupação de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), interrompida desde 2021. A oferta prevista é de 60 mil vagas, destinada aos estudantes já matriculados em instituições de ensino superior participantes do programa.
Diferente de edições passadas do Fies para vagas remanescentes, quando a seleção era feita por ordem das inscrições no sistema, a nova convocação seguirá as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a pasta, o edital com o prazo de inscrição e todos os critérios para o processo seletivo será divulgado até outubro.
A retomada no preenchimento de vagas remanescentes, ou seja, aquelas cujos financiamentos não foram contratados no processo de seleção regular, é resultado das discussões que ocorrem no MEC para a reconstrução do Fies. A intenção é retomar o caráter social do programa, que financia parte das mensalidades do estudante em universidades privadas.
Fonte: SBT News.