Ibovespa fecha em alta pela 1ª vez na semana

EUA devem diminuir o ritmo da elevação dos juros

principal índice da Bolsa de Valores do Brasil (B3), Ibovespa, fechou em alta nesta terça-feira, 30, cotado a pouco mais de 112 mil pontos. É a primeira vez na semana que o indicador encerra o pregão com saldo positivo.

A valorização de hoje do Ibovespa bateu quase 2%. Ao mesmo tempo, o dólar caiu 1,6% e encerrou ao preço de R$ 5,20.

Os resultados ocorreram em meio ao anúncio de que o Federal Reserve (FED, na sigla em inglês) deve diminuir o ritmo da elevação dos juros da economia norte-americana no mês de dezembro. Nos Estados Unidos, a instituição equivale ao Banco Central do Brasil.

Jerome Powell, presidente do FED, fez um pronunciamento na tarde de hoje. “O momento de moderar o ritmo de aumento das taxas pode chegar logo na reunião de dezembro”, disse ele.

De acordo com o Wall Street Journal, vários funcionários da autoridade financeira dos EUA sinalizaram que os juros devem aumentar 0,5% em dezembro. Ou seja: um crescimento menor que os 0,75% de acréscimo de novembro.

Ainda assim, o cenário continua inspirando cautela. “Apesar de alguns desenvolvimentos promissores, temos um longo caminho a percorrer para restaurar a estabilidade de preços”, comentou Powell. Ele afirmou que o mercado de trabalho mostra apenas sinais provisórios de reequilíbrio.

Em outubro, o Índice de Preços ao Consumidor calculado pelo governo dos EUA mostrou 7,7% de aumento na inflação local, em comparação a 12 meses antes. No Brasil, a elevação do custo de vida fechou em 6,5% em igual intervalo.



Leia também:

Terra Brasil Notícias