Concurso para 1.000 vagas do INSS tem prova cancelada em Guarulhos

Concurso para 1.000 vagas do INSS tem prova cancelada em Guarulhos

Foto: REPRODUÇÃO/AGÊNCIA RECORD.

Candidatos foram surpreendidos neste domingo (27) com o cancelamento da prova objetiva do concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), após mais de duas horas de espera, na Universidade de Guarulhos, localizada na praça Tereza Cristina, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo.

O concurso público para 1.000 vagas do cargo de técnico do seguro social do INSS tem 1.023.494 candidatos inscritos em todo o país. A remuneração bruta inicial de cada vaga é de R$ 5.905,79.

A prova objetiva faz parte da primeira fase do concurso, que é realizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). 

Segundo o Cebraspe, o problema de Guarulhos foi um caso isolado e será aplicada nova prova para esses candidados. “O concurso ocorreu com sucesso em 1.592 locais de aplicação de provas, distribuídos em 116 cidades, em todas as unidades da federação”, afirmou, em nota, a instituição.  

De acordo com Daniele Fernandes Firmiano, ela foi até o local para realizar o exame do concurso, que estava marcado para começar às 14h.

Porém não foi isso que aconteceu. Após alguns minutos, Daniele e outros candidatos perceberam que a prova não iria começar no horário e questionaram a coordenação da Cebraspe, responsável pela aplicação do exame.

A instituição informou que a prova começaria em breve, mas ela não foi iniciada, e cerca de duas horas e quarenta minutos depois os alunos foram informados do cancelamento da avaliação.

Ainda segundo Daniele, cerca de 300 pessoas estavam sem local de prova, pois, ao chegarem a universidade, funcionários mudaram a sala em que elas realizariam o exame.

Daniele afirma ainda que, caso queiram realizar a avaliação em nova data, os alunos terão que entrar com recurso.

Em vídeos encaminhados à Agência Record, é possível ver vários alunos revoltados com a situação.

O que diz o Cebraspe

O Cebraspe informou em nota que o concurso ocorreu com sucesso em 1.592 locais de aplicação de provas, distribuídos em 116 cidades, em todas as unidades da federação. “Contudo, para os candidatos que concorrem às vagas da Gerência Executiva (GEX) Guarulhos, a aplicação das provas foi inviabilizada por intercorrências no local, o que já foi informado ao INSS”, afirmou o texto do Cebraspe.

Seguno a instituição, o caso de Guarulhos foi “um episódio isolado que não comprometeu a lisura do certame, e que a aplicação das provas somente para os candidatos que optaram por concorrer às vagas da Gerência Executiva de Guarulhos foi suspensa e que a nova data de aplicação para esses candidatos será divulgada por meio de edital específico em breve”.

O Cebrape afirmou que a concorrência do certame é segmentada por Gerência Executiva, “de modo que o ocorrido não compromete a continuidade do concurso para os candidatos que concorrem às demais Gerências Executivas, estando mantidas as provas aplicadas para esses candidatos”.

Créditos: Portal R7.



Leia também:

Terra Brasil Notícias