5G já está disponível em todas as capitais brasileiras 

5G já está disponível em todas as capitais brasileiras 

A partir desta quinta-feira, operadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz do 5G em Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) já podem ativar as estações.

Com essa liberação nos estados do norte do país, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou então que o 5G SA (Standalone) já está operante em todas as capitais do Brasil.

De acordo com informações do portal Tecmundo, “a decisão de liberar o sinal na região havia sido tomada na última terça-feira (04) pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi)”.

Segundo previsões do Gaispi, Claro, Tim e Vivo deverão somar, até o dia 28 de novembro, 57 estações de 5G ativadas em Belém, 18 em Macapá, 84 em Manaus, 21 em Porto Velho e 15 em Rio Branco.

O que é o 5G?

Em uma definição simples, trata-se de uma evolução da atual tecnologia de rede, 4G, que permitirá velocidades de download entre 10 e 100 vezes mais rápidas que as atuais.

No 5G, os dados são enviados entre dispositivos ou redes para os consumidores através da rede de rádio, cabos e antenas. No entanto, nesta fase inicial de expansão, o aumento da capacidade e das velocidades de dados dependerá do aumento de implantação de antenas. Como os sinais têm ondas mais curtas, a cobertura de uma área exigirá um número muito maior de estações base.

As novas antenas e o hardware RAN cobrem significativamente menos espaço em comparação com as macrocélulas 4G existentes. Para a difusão do sinal, as antenas necessárias são menores do que as usadas para outras redes e têm a dimensão média de uma caixa de sapato, de acordo com a Conexis, associação que representa as operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo.




Leia também:

Terra Brasil Notícias