Operação Formosa reúne 3.500 militares das Forças Armadas em treinamento conjunto

Operação Formosa reúne 3.500 militares das Forças Armadas em treinamento conjunto

Edição deste ano contou com participação do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos

O Ministério da Defesa acompanhou, nesta quarta-feira (10), um treinamento no Campo de Instrução de Formosa (CIF), em Goiás, como encerramento da Operação Formosa.

Com início em 2 de agosto, a preparação reuniu 3.500 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Foram usadas aeronaves, blindados, viaturas, armamentos e outros equipamentos.

Realizada desde 1988, a operação faz o preparo dos Fuzileiros Navais como força estratégica para atuar no país e no exterior, como ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e apoio à Defesa Civil em situações emergenciais. Nesta edição, contou ainda com a participação do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.

Foram realizadas práticas de uso conjunto de armas de apoio, manobras táticas, fogos de artilharia e operações aéreas e operações especiais. Auxiliados por carros de combate, veículos blindados, carros lagarta anfíbios, aviões, helicópteros, aeronaves remotamente pilotadas, obuseiros de artilharia e lançadores múltiplos de foguetes.

Ainda houve salto de paraquedistas, e a montagem de uma unidade de trauma com telemedicina, um posto de descontaminação nuclear, biológica, química e radiológica e um laboratório de detecção de agentes químicos.




Leia também:

Terra Brasil Notícias