Edição deste ano contou com participação do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos
O Ministério da Defesa acompanhou, nesta quarta-feira (10), um treinamento no Campo de Instrução de Formosa (CIF), em Goiás, como encerramento da Operação Formosa.
Com início em 2 de agosto, a preparação reuniu 3.500 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Foram usadas aeronaves, blindados, viaturas, armamentos e outros equipamentos.
Realizada desde 1988, a operação faz o preparo dos Fuzileiros Navais como força estratégica para atuar no país e no exterior, como ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e apoio à Defesa Civil em situações emergenciais. Nesta edição, contou ainda com a participação do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.
Foram realizadas práticas de uso conjunto de armas de apoio, manobras táticas, fogos de artilharia e operações aéreas e operações especiais. Auxiliados por carros de combate, veículos blindados, carros lagarta anfíbios, aviões, helicópteros, aeronaves remotamente pilotadas, obuseiros de artilharia e lançadores múltiplos de foguetes.
Ainda houve salto de paraquedistas, e a montagem de uma unidade de trauma com telemedicina, um posto de descontaminação nuclear, biológica, química e radiológica e um laboratório de detecção de agentes químicos.