Funcionários foram rendidos na ação. Dois suspeitos foram presos e um morreu. Dois seguranças também ficaram feridos
Duas joalherias foram alvos de pelo menos dez criminosos no Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas, no interior de São Paulo, na noite deste sábado (25). Dois suspeitos foram presos e um morreu. Dois seguranças também ficaram feridos.
O crime ocorreu por volta das 20h15 na avenida Guilherme Campos, no Jardim Santa Genebra. Segundo relatos de testemunhas, a ação durou aproximadamente 40 minutos.
Cerca de duas horas antes de encerrar o funcionamento do shopping, o grupo atacou as joalherias quase que ao mesmo tempo. Os alvos foram a Vivara e a Monte Carlo.
Câmeras de segurança das lojas flagraram a ação dos criminosos. Armados com metralhadoras, eles ameaçavam os funcionários e os obrigavam a colocar os objetos de valor em sacos plásticos.
No momento da fuga, houve troca de tiros, tumulto e confusão. Além dos funcionários, os clientes também ficaram nervosos e procuraram refúgio no interior das lojas, que abaixaram as portas na hora do confronto.
Durante o tiroteio, dois seguranças foram baleados, sendo um na perna e outro no braço. Ambos foram socorridos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel) e não correm risco de morte. No estacionamento do shopping também houve disparos.
Na fuga, o grupo se dividiu, fugindo para cidades vizinhas a Campinas, no sentido Sumaré. Em Paulínia, um homem de 39 anos foi preso. Segundo a GCM (Guarda Civil Municipal), ele participou do ataque, rendeu uma vítima e a obrigou a deixá-lo em outro município.
Em Atibaia, também a poucos quilômetros de distância, outros dois criminosos foram encontrados. Um foi preso e o outro, ferido durante o confronto, não resistiu e morreu na Santa Casa da cidade.
Segundo informações da Record TV, a polícia suspeita que a quadrilha seja da capital paulista e trabalha para identificar e prender o restante dos participantes.
Até o momento, não há informações do prejuízo sofrido pelas joalherias. O caso foi registrado no 1° Distrito Policial de Campinas, que vai continuar as investigações.
Em nota, o Parque D. Pedro Shopping informou que “os envolvidos fugiram após assalto e nenhum cliente ficou ferido. O shopping colabora com as investigações e reabrirá neste domingo (26) normalmente.”