foto: Reprodução
No último domingo (21), um ‘trenzinho da alegria’ motorizado tombou em Carmo do Paranaíba, Minas Gerais, deixando quatro pessoas feridas. O motorista, um idoso de 74 anos, não tinha a habilitação adequada para esse tipo de veículo e estava em velocidade acima do permitido na via.
O acidente ocorreu durante uma manobra, quando dois vagões na parte traseira do veículo capotaram. Imagens do acidente circulam na internet e mostram o momento da manobra, quando dois vagões localizados na parte traseira do veículo capotam. Segundo testemunhas, o motorista tentou fazer a volta, mas um dos pneus atingiu o meio-fio e os quatro vagões tombaram logo em seguida.
O motorista admitiu não ter a habilitação correta (categoria “E”), necessária para conduzir esse tipo de veículo, que também não possuía placa de identificação. O condutor alegou ter apenas a nota fiscal do veículo.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir um veículo desse tipo exige habilitação específica. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) destacou que dirigir com habilitação inadequada é uma infração gravíssima, sujeita a multa, pontos na carteira e retenção do veículo.
Após o acidente, a PM foi chamada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde as vítimas, incluindo um adolescente de 13 anos, uma jovem de 24, um homem de 43 e uma mulher de 44 anos, relataram o ocorrido. Uma das vítimas, com corte profundo na cabeça, foi transferida para o Hospital Regional Antônio Dias, em Patos de Minas. As demais apresentavam ferimentos nas pernas e cotovelos.
VÍDEO:
Gazeta Brasil