Antes “cão de guarda” do governo Lula contra bolsonaristas nas redes sociais, André Janones tem encolhido nas plataformas. A queda no número de seguidores acontece desde o fim de novembro, quando o colunista Paulo Cappelli revelou áudios em que ele instruía ex-assessores a devolverem seus salários. Janones nega, no entanto, que o esquema de “rachadinha” tenha virado realidade.
Dos 2,3 milhões de seguidores que tinha no Instagram no fim do novembro, quando surgiram as gravações, Janones perdeu 20 mil em dois meses. No Facebook, o prejuízo foi de 8,8 mil usuários.
Levantados por meio da plataforma Crowdtangle, os dados inéditos mostram que o engajamento está caindo — o que atrapalha a combatividade que Janones se propõe a manter.
Até novembro, os posts dele tinham média de 21,4 mil interações cada um no Instagram. Agora em janeiro, com a suspeita de “rachadinha” no horizonte, a média tem sido de 18,6 mil (-13%). No Facebook, houve redução mais expressiva: a média de 15,9 mil passou a 4 mil em dois meses (-74,8%).
Créditos: O Globo.