Os futuros beneficiários do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) precisam se preparar para as mudanças que estão chegando. Especula-se que 2024 será um ano de alterações significativas em relação a esse repasse tão importante para os brasileiros. Já adiantamos que saques serão um dos pontos abordados nessa nova fase.
Já é certo que os trabalhadores que já têm um saldo no FGTS sentirão os efeitos dessas mudanças. Mas vale salientar que ainda não há uma definição oficial sobre o que será modificado, entretanto, existem detalhes que estão sob análise.
Como surgiu o FGTS?
O FGTS foi estabelecido no Brasil na década de 60, sendo uma maneira de proteger os trabalhadores demitidos sem justa causa. No decorrer dos anos, diferentes formas de saque foram implementadas, expandindo as maneiras de utilização deste fundo.
Leia Também:
- Câmera de segurança captura registro chocante dos tiros que mataram família no Paraná; VEJA
- VÍDEO: prefeito se envolve em escândalo e é preso após invadir bar com arma de fogo em punho; VEJA
- Veja os detalhes da prisão do líder da maior milícia do Rio
Quais mudanças deverão acontecer no FGTS em 2024?
Já existem algumas ideias preliminares do que pode vir a mudar:
- Existe um projeto do governo federal que avalia a possibilidade de excluir a modalidade de saque-aniversário;
- Trabalhadores que aderiram a essa modalidade poderiam ser prejudicados com a restrição de saque da totalidade dos valores quando demitidos sem justa causa;
- Dessa forma, a única retirada permitida seria a multa de 40% do FGTS, deixando o saldo restante inacessível;
- Com o bloqueio deste dinheiro, que é um direito do trabalhador, a atual gestão do governo federal considera a medida injusta;
- A intenção final é fazer com que todos os trabalhadores retornem para o esquema comum de retirada;
- Um grande obstáculo para essa mudança é que muitos trabalhadores já planejaram a retirada antecipada de seus fundos para os próximos anos, optando pelo saque-aniversário.
Estas são possibilidades que estão sendo estudadas e as definições finais deverão ser anunciadas nos próximos meses. É importante que os trabalhadores brasileiros acompanhem de perto as notícias sobre o FGTS, para se manterem informados e saberem como proceder frente a todas as mudanças confirmadas.