foto: Reprodução
Irmão do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, Renato Bolsonaro se apresenta assim em vídeo de propaganda eleitoral do PL: “Se um é bom, dois é melhor ainda. Não sou o original, sou o genérico, né”.
O Bolsonaro “genérico” gravou as inserções do PL no Vale do Ribeira (SP) de olho em uma cadeira no Congresso Nacional em 2026, segundo a coluna Painel, da Folha de S.Paulo. A decisão por disputar Câmara ou Senado dependerá da opção do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que pode tentar virar senador em 2026 em vez de concorrer a mais uma reeleição.
“Eu iniciei no PL antes do Jair Bolsonaro., e no PL eu consegui fazer uma grande amizade com os membros do partido. E, a partir daí, eu continuava trabalhando no PL, assessorando muito, principalmente o nosso presidente da Assembleia Legislativa [ de São Paulo], o André do Prado [PL]. E o PL foi entrando na minha veia. Vamos pra cima!”, diz Renato no vídeo, compartilhado por ele próprio no Instagram.
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, já comentou publicamente que Renato poderia ser candidato do partido ao Senado. O irmão de Bolsonaro atua hoje como chefe de gabinete de Vinicius Brandão (PL), prefeito de Miracatu. Antes, assessorava André do Prado na asssembleia.
Perfil (de rede social) de candidato
Em suas redes sociais, o irmão do ex-presidente compartilha vídeos dos familiares políticos e começa a esboçar publicações em tom de candidato, como a que partilhou ao lado do vereador de Santos Fábio Duarte (Podemos) para desejar feliz Natal. Não falou aceno para a deputada federal Rosana Valle (PL-SP), que comanda o PL Mulher em São Paulo.
Na semana passada, Renato recebeu, em nome do ex-presidente, o Título de Cidadão Setebarrense, durante comemoração aos 65 anos de emancipação do Município de Sete Barras (SP).
O Bolsonaro original está inelegível até 2031. O Bolsonaro genérico, não.