Foto: Divulgação
O governador Tarcísio de Freitas confirmou nesta semana que Guarulhos será a primeira cidade fora da Capital a receber uma linha do Metrô. Trata-se da linha 2-Verde, que sairá da Penha em São Paulo até as estações Ponte Grande e Dutra, ambas em Guarulhos. Há ainda já em fase adiantada o projeto da Linha 19-Celeste, que sairá do Centro de São Paulo até o Bosque Maia. As duas linhas foram viabilizadas pela parceria da Prefeitura de Guarulhos, pelas mãos do prefeito Guti, que colocou o secretário de Governo, Edmilson Americano à frente dos projetos de mobilidade urbana.
Americano vem se reunindo pelo menos uma vez a cada 15 dias com técnicos do Metrô a fim de viabilizar os projetos para as duas linhas. A 2-Verde já tem definidas as desapropriações e intervenções necessárias dentro do território guarulhense. “Há três décadas se fala da chegada do Metrô em Guarulhos. Mas nunca houve um trabalho sério e efetivo para sua implantação. A Prefeitura atual trabalha para viabilizar o projeto e as obras junto ao Governo do Estado. Sabemos que é uma obra de longo prazo que não se encerra numa gestão. Por isso, sempre enfatizamos que não trabalhamos para as próximas eleições, mas para as próximas gerações”, afirmou Americano.
Atualmente, o Governo do Estado realiza as obras da Linha 2-Verde entre a Vila Prudente e a Penha (estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi e Aricanduva). Da Penha, a linha seguirá para Guarulhos, com uma parada na avenida Guarulhos, onde será a estação Ponte Grande, e a última às margens da rodovia Presidente Dutra, ao lado do Internacional Shopping. A linha 2-Verde sai da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, passa por toda a região da avenida Paulista, e segue até a Vila Prudente, na zona leste.
Já a linha Celeste encontra-se em fase de sondagens para as obras. Somente em Guarulhos serão cinco estações subterrâneas (Dutra, Vila Augusta, Guarulhos, Bosque Maia e Itapegica), que conectarão o município à estação Anhangabaú, da linha 3-Vermelha, na capital.
O cronograma prevê que as licitações e o projeto básico de implantação, além das desapropriações necessárias, aconteçam até 2024, que a obra tenha início em 2025 e seja finalizada até 2030.