O Auxílio Gás, importante programa de assistência social que concede auxílio para que famílias de baixa renda possam adquirir gás de cozinha, apresentou uma redução significativa no número de beneficiados! Durante o início deste mês, foi noticiado que o número de famílias auxiliadas pelo programa sofreu uma queda expressiva, chegando a mais de 100 mil lares que foram retirados da lista de beneficiários.
Para entender melhor, vamos aos números: anteriormente, o Auxílio Gás alcançava aproximadamente seis milhões de famílias brasileiras. Contudo, a partir de dezembro do ano passado, o número reduziu para 5,4 milhões. Isso significa que mais de 100 mil famílias perderam o acesso ao programa, deixando de receber o auxílio para a compra de gás de cozinha.
Por que houve a queda do número de beneficiados pelo Auxílio Gás em Dezembro ?
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), responsável pelo programa, a diminuição no número de beneficiários se deve à identificação de fraudes nos pagamentos do benefício. Foi constatado que alguns indivíduos estavam se beneficiando de forma inadequada, infringindo os critérios e as regras estabelecidos para a concessão do Auxílio Gás.
Leia Também:
Quais são os critérios para ser beneficiado pelo Auxílio Gás?
O critério principal para ser contemplado pelo programa é possuir uma inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, é exigido um limite máximo de renda familiar, que deve corresponder a meio salário mínimo por pessoa. Esse mesmo critério se aplica aos novos beneficiários.
Entretanto, vale destacar que o número de famílias atendidas pelo programa não é ilimitado. Portanto, foram estabelecidas regras de prioridade para definir quem receberá o benefício. São prioritárias as famílias que:
- Atualizaram o cadastro no CadÚnico nos últimos dois anos.
- Possuem menor renda.
- Possuem maior número de membros.
- Fazem parte do programa Auxílio Brasil.
- Tiveram o cadastro aprovado pelo gestor através do uso das informações da averiguação.
Por fim, é fundamental lembrar que o cumprimento das regras do programa é que garante a manutenção do benefício. Se você ainda tem dúvidas ou percebeu erros em seu cadastro, faça a verificação e mantenha-se atualizado sobre as novidades do Auxílio Gás aqui no Terra Brasil!