A Globo pagou uma indenização de R$ 60 mil para Sidney Aparecido Ramos da Silva, mais conhecido como Sidão. O goleiro ganhou repercussão nacional por ter sido eleito Craque do Jogo em 2019, mesmo tendo sido responsável por uma vexatória derrota do Vasco da Gama, clube que ele defendia na época. O futebolista processou a emissora em 2020.
Em 2023, a Justiça de São Paulo condenou a emissora a indenizar o jogador. A Globo entrou com um recurso, mas perdeu em todas as instâncias e resolveu realizar o pagamento ao atleta. As informações são da Folha de S.Paulo.
A situação ocorreu em 2019 em um jogo entre o Vasco e o Santos. No jogo, o time carioca perdeu de 3 a 0. O Craque do Jogo era um prêmio realizado por meio de votação aberta e, revoltados com a performance do atleta, internautas votaram no goleiro.
Sidão chegou a usar as redes sociais na ocasião e tratou o acontecimento como um constrangimento generalizado, que não teria sido agradável nem mesmo para a Globo.
“Uma trajetória com muita luta, sempre foi assim a minha vida. ‘Do caos, surgem as oportunidades’. Que esse constrangimento generalizado toque cada um de nós (atletas, jornalistas, técnicos, dirigentes, agentes, torcedores…), enfim, todos os que buscam e tentam fazer um futebol melhor, tendo como pilar principal o respeito”, escreveu o goleiro.
Globo mudou método de escolha do Craque do Jogo
Sidão afirmou que teve um prejuízo profissional e financeiro depois da repercussão do caso. Em sua defesa, a Globo afirmou que mudou o formato da votação do Craque do Jogo. Desde o ocorrido, os comentaristas da transmissão, votam com peso 1 para cada.
A decisão do público tem o mesmo valor e, ao final da soma, é definido o destaque da rodada. Em caso de empate, o narrador dá o voto final. O canal também chegou a transmitir um pedido de desculpas ao jogador, mas a Justiça o considerou insuficiente.
Créditos: Revista Oeste.