Segunda maior cidade do Estado de São Paulo, Guarulhos completou 463 anos no último dia 8 de dezembro, com uma série de entregas à população, capitaneadas pelo atual prefeito Guti (PSD), que tem como principal secretário, o titular de Governo, Edmilson Americano. Ele está à frente dos principais projetos e programas municipais da atual gestão, que chega ao sétimo ano de mandato.
Entre as principais conquistas de Guarulhos nos últimos anos, algumas têm a interferência direta do ex-presidente Jair Bolsonaro e do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A cidade vive uma verdadeira revolução com a maior obra de macrodrenagem que já recebeu, o programa Viva Baquirivu, que prevê a canalização do córrego Baquirivu e de seus afluentes, o que deve eliminar 70% das enchentes do município.
“A obra só foi possível graças a um financiamento de cerca de US$ 100 milhões obtidos por Guarulhos junto à CAF (Corporação Andina de Fomento), que teve o aval do Governo Federal, pelas mãos de Bolsonaro”, explica Americano, responsável pelo projeto, por determinação de Guti.
Outra obra importante, que já teve início, é a construção do novo Hospital Infantojuvenil de Guarulhos, o HIG, só possível graças a inclusão do projeto pelo ex-presidente Bolsonaro, que possibilitou a parceria com o BNDES para a realização de uma Parceria Público-Privada na área de saúde. O leilão para a escolha da empresa responsável pela construção e gestão do equipamento, que irá dobrar a capacidade de atendimento na cidade, foi realizada na Bolsa de Valores de São Paulo. Em 2024, parte do hospital já estará em funcionamento.
“O prefeito Guti sempre fala que eu sou uma espécie de Tarcísio do Bolsonaro. As principais obras no país na gestão de nosso sempre presidente foram tocadas por nosso hoje governador”, explicou Americano, que ainda lembrou a importância de Tarcísio na conclusão das obras das marginais da rodovia Presidente Dutra em Guarulhos.
“Durante o processo de concessão, como ministro da Infraestrutura, Tarcísio determinou que as obras na cidade, fundamentais para desatar o nó de nosso Trevo de Bonsucesso, fossem adiantadas. Seriam apenas no quarto ano da nova concessão e passaram para o primeiro. Assim, no primeiro trimestre de 2024, as marginais deverão estar concluídas”, comemorou o secretário de Governo de Guarulhos.