Um vídeo que circula nas redes sociais mostra as reações dos senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Sergio Moro (União-PR) diante do anúncio da aprovação do atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal (STF). A dupla de parlamentares integram a oposição ao governo Lula.
Ver essa foto no Instagram
Na noite desta quarta-feira, 13, o Senado aprovou, por 47 votos a 31, a indicação de Dino para o STF. Horas antes, durante sabatina realizada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Casa, Flávio Bolsonaro e Moro fizeram questionamentos a Dino.
No momento da aprovação de Dino pelo plenário do Senado, Flávio Bolsonaro demonstrou uma expressão mais neutra, apesar de ter dito que votou contra a nomeação do aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O senador do PL apenas manteve o olhar no painel que mostrava os resultados e votantes da sessão.
Já Moro inclinou o corpo para frente, de olho nos resultados do painel. Depois da aprovação de Dino, ele encostou na cadeira e cochichou brevemente a um colega que estava à sua esquerda. O parlamentar do União Brasil aparece rindo, mas de forma discreta, em meio ao cochicho com outro congressista.
Em suas redes sociais, o jornal Folha de S.Paulo foi o responsável por divulgar as reações dos dois senadores da oposição diante da aprovação da ida de Dino para o STF.
Moro recebeu conselho para não revelar voto a favor de Dino
Depois da aprovação de Dino pela maioria do Senado, um interlocutor identificado como “Mestrão” aconselhou Moro a não revelar o voto favorável ao agora futuro ministro do STF.
O conselho consta em mensagem enviado pelo aplicativo WhatsApp e foi flagrado pelo jornal O Estado de S. Paulo. A publicação fotografou a tela do celular de Moro durante a sessão de ontem no Senado.
Mestrão diz a Moro: “Sergio, o coro [sic] está comendo aqui nas redes, mas fica frio que já, já passa, só não pode ter vídeo de você falando que votou a favor, se não [sic] isso vai ficar a vida inteira rodando”. O senador responde: “Vou manter meu voto secreto. É um instrumento de proteção contra retaliação”.
A fala de Mestrão “o coro está comendo aqui nas redes” se refere às imagens em que Moro aparece cumprimentando Dino durante a sabatina realizada pela CCJ. O senador, que se apresentava como oposição à indicação do ministro da Justiça para o STF, acabou como alvo de críticas nas redes sociais.