Perfis e sites falsos tem se passado pela fabricante do chocolate Franuí para enganar consumidores na internet. Nas redes sociais, vítimas do golpe têm compartilhado relatos sobre terem sido enganados ao tentarem comprar o produto da marca argentina, que consiste em framboesas banhadas em chocolate.
Diante da repercussão dos casos, o perfil oficial da Franuí no Brasil (@franui.br, no Intagram) se pronunciou sobre o caso e alertou os consumidores para os cuidados para não cair em golpes. A marca de doces, em postagem recente, apontou ter identificado ao menos quatro sites faltos que diziam vender o produto.
Os chocolates, segundo a Franuí, podem ser encontrados apenas nos pontos de vendas oficiais e em aplicativos de entrega. “Não estamos à venda em nenhum site que não seja dos nossos pontos de venda oficiais”, afirma postagem.
A marca ainda ressaltou ter recebido diversas reclamações de clientes enganadoos por esses perfis. Em outras postagens a Franuí aponta como falsos os seguintes sites:
- lojafranui.com
- franuibrasil.com
- loja franui.com.br
- franui.org
- franuibr.com
No X, antigo Twitter, uma usuária relatou um golpe na compra do produto. Segundo ela, o site falso teria sido recomendado em uma pesquisa ao Google. No momento do pagamento, porém, o sistema de proteção do banco acusou que poderia se tratar de um golpe e o dinheiro não foi repassado.
Ralph quase caiu em um golpe sofisticadíssimo aqui e dessa vez o @nubank protegeu, então achei que valia a pena contar aqui:
ele está viciado nessas framboesas aí embaixo. Colocou no Google onde vendia, entrou no site oficial, escolheu as promoções e foi pagar + pic.twitter.com/Q6nMXJgb76
— beatriz (@biaklimeck) November 13, 2023
Vale destacar que a marca não tem site em portugês. Na página oficial (www.franui.store/en/), é possível encontrar os pontos de compara em cada país em que o produto é vendido. A Franuí é uma marcar de orgiem Argentina e que chegou ao Brasil recentemente, logo viralizando nas redes sociais, principalmente no TikTok.
Metrópoles