A chuva de granizo, que caiu na noite desta quinta-feira (16), assustou os moradores do Oeste de Santa Catarina. Em alguns pontos, as pedras de gelo tinham o tamanho de um ovo. O fenômeno causou estragos e afetou centenas de imóveis.
Granizo do ‘tamanho de ovo’ atinge mais de 500 casas de SC: “Parecia uma guerra” pic.twitter.com/JJm8YJOTP1
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) November 17, 2023
Em Mondaí, a chuva ocorreu por volta das 22h. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o granizo afetou, principalmente, os moradores da Linha Catres, no interior do município. Ao menos sete casas foram atingidas pelas pedras de gelo. Um mercado também teve o telhado danificado, assim como aviários e galpões.
A chuva também foi registrada em São Carlos e Águas de Chapecó por volta das 22h20min. De acordo com os bombeiros, boa parte das cidades foram atingidas. Só em São Carlos, cerca de 500 casas foram afetadas.
— Por volta das 22h, começou a cair pedra, parecia uma guerra. Nunca vi coisa igual. Começamos a nos esconder e nos proteger […]. Começou a cair pedra de meio quilo. Quebrou todo o telhado — relatou um morador em entrevista ao Bom Dia SC.
A Defesa Civil municipal se reuniu na manhã desta sexta-feira (17) para definir como a equipe vai trabalhar no reparo dos estragos.
Outra preocupação é com o Rio Uruguai, que segue subindo na região. De acordo com a Defesa Civil de Itapiranga, o nível está em 11 metros e meio.
NSC Total