A última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 será aplicada em todo o Brasil neste domingo (12/11), quando mais de 3,9 milhões de inscritos tentarão realizar o sonho de ingressar no ensino superior, conforme divulgou o Ministério da Educação (MEC).
Os candidatos vão encarar o segundo dia de provas para testar seus conhecimentos nas áreas de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias.
Ao todo, os participantes têm cinco horas para responder 90 questões — 45 referentes a ciências da natureza e outras 45 sobre matemática. A divulgação do gabarito do Enem está prevista para 24 de novembro, com resultados oficiais em 16 de janeiro de 2024.
Confira o cronograma:
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas no 2º dia: 18h30
No primeiro dia de exames, no último domingo (5/11), as provas aplicadas foram de linguagens e ciências humanas, além da redação, que teve como tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Itens obrigatórios para o Enem
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que os candidatos estão autorizados a apresentar documentos digitais para se identificar nos locais de provas.
De acordo com o órgão, a identificação pode ser feita com e-Título, Carteira Nacional de Habilitação ou RG digital, nos respectivos aplicativos oficiais. Vale ressaltar que capturas de tela não serão aceitas.
Serão aceitos os seguintes documentos de identificação:
- Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
- Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017;
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que por lei tenha validade como documento de identidade;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
Em caso de perda ou furto dos documentos, o candidato pode apresentar o boletim de ocorrência feito até 90 dias antes do primeiro dia de prova. Além disso, é necessário levar canetas esferográficas de tinta preta, fabricadas em material transparente.
Créditos: Metrópoles.