O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), alertou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as insatisfações dos deputados com a articulação política do governo. Os dois se reuniram nesta terça-feira, 31, para tratar da agenda de votações de interesse do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Congresso Nacional.
Conforme apurou O Antagonista, Lira citou ao presidente petista, por exemplo, que os deputados “reagiram mal” aos vetos ao projeto de lei do Marco Temporal e do Marco Fiscal. Além disso, o presidente da Câmara afirmou que o governo vai precisar se articular para aprovar o projeto que trata sobre a subvenção do ICMS.
As mudanças nas subvenções de ICMS são consideradas pela equipe econômica a principal medida para zerar o déficit primário do ano que vem. Lira, contudo, sinalizou ao governo que o texto enfrenta muita resistência da bancada do Nordeste e do meio empresarial, e que é preciso primeiro construir apoio ao mérito da matéria antes de decidir a forma de votação.
O Antagonista