Na noite de terça-feira (24), as Forças de Defesa de Israel (IDF) interceptaram e frustraram uma tentativa de infiltração de um grupo de terroristas do Hamas da Faixa de Gaza em Israel através do mar.
IMAGENS IMPRESSIONANTES: vídeo mostra Israel matando terroristas do Hamas em tentativa de infiltração por mar pic.twitter.com/fvcU9VChRO
— Junior Melo TERRA🇧🇷🇮🇱 (@juniormelorn_) October 25, 2023
O exército israelense afirmou que dois terroristas foram mortos após serem atingidos por aviões caça e por soldados israelenses que estavam em navios. O número exato de mergulhadores do Hamas envolvidos na infiltração não foi especificado pelas IDF, mas relatos da mídia em hebraico estimam que seja entre cinco e oito indivíduos.
A tentativa de infiltração disparou alarmes nas comunidades fronteiriças de Zikim e Karmia, que foram em grande parte evacuadas após o ataque do Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro. Apenas pessoal essencial e equipes de segurança locais permanecem na área, que foi declarada zona militar fechada.
Em resposta à situação, as FDI enviaram um caça a jato para realizar um ataque aéreo a um complexo que se acredita ser o ponto de lançamento dos terroristas.
O porta-voz das IDF, contra-almirante Daniel Hagari, confirmou que as forças da Marinha, incluindo comandos navais, estavam procurando ativamente por quaisquer membros adicionais da célula terrorista no mar. Eles identificaram a célula do Hamas entrando no mar por um túnel originário da costa da Cidade de Gaza. As forças da Marinha enfrentaram os mergulhadores, resultando na sua eliminação.
O Hamas assumiu a responsabilidade pela tentativa de ataque marítimo e afirmou que os seus membros entraram em confronto com as forças israelitas depois de alegadamente terem conseguido infiltrar-se em Israel.
Mais tarde naquela noite, outro aviso de infiltração foi emitido em Zikim, Karmia e Netiv Ha’asara. No entanto, pouco depois, o Comando da Frente Interna das IDF declarou o incidente encerrado.
A Marinha Israelita tem tido sucesso na prevenção de múltiplas tentativas de infiltração através do mar, tanto durante como após a invasão do Sul de Israel pelo Hamas em 7 de outubro.
Imagens de vídeo divulgadas pelas FDI na semana passada mostraram membros da unidade Snapir da Marinha repelindo terroristas do Hamas que tentavam se infiltrar pelo mar na manhã de 7 de outubro. As FDI relataram que dezenas de terroristas palestinos em lanchas e outras embarcações foram mortos durante o ataque.
Dois dias após a invasão, a Marinha prendeu Muhammad Abu Ghali, vice-comandante da divisão sul da força naval do Hamas.
Gazeta Brasil