Comprar roupas e sapatos para bebês é uma saga. Como eles crescem muito rápido, do dia para a noite os itens deixam de servir. Para resolver o excesso de lixo gerado nesse processo, Jesse Miliken, que trabalhava como designer na Nike, abandonou a carreira na companhia esportiva e criou a Woolybub’s, uma marca focada em calçados infantis com uma pegada sustentável.
O ‘The Newbie’ é um calçado infantil de baixo custo feito com um tecido de seda 100% biodegradável revestido com álcool polivinílico (conhecido como PVA), um polímero sintético solúvel usado em uma variedade de produtos, de cosméticos a revestimento de comprimidos. Ou seja, quando o bebê cresce, basta colocar o item na água morna por 40 minutos. Ele se dissolverá em um líquido não tóxico que pode ser despejado no ralo de casa.
O produto está sendo vendido por US$ 34 dólares (R$ 172). Apesar de ser um valor alto em reais, é um valor justo para padrões estadunidenses. Os calçados estão disponíveis em quatro cores.
“O Newbie é nosso primeiro passo para capacitar mais pais com maneiras de deixar uma pegada menor”, diz Megan Millikan, cofundadora da Woolybubs, ao Business Wire.
Apesar da praticidade no desacate, os criadores garante que os sapatinhos não se dissolvem na chuva ou quando lavados à mão. Eles foram rigorosamente testados aqui no noroeste do Pacífico e podemos dizer com confiança que atendem aos padrões de desempenho até mesmo para bebês mais aventureiros que engatinham.”