A primeira semana de pré-inspeção do código-fonte das urnas eletrônicas chega ao fim nesta sexta-feira (13). Desde o início da semana, 13 especialistas em informática vindos do Distrito Federal e de seis estados (Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo) se reuniram na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília para realizar uma análise do código que será utilizado nas eleições municipais de 2024.
Nessa etapa inicial, os especialistas tiveram a oportunidade de examinar diversos aspectos, incluindo o conjunto de comandos presentes no sistema da urna eletrônica desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação do TSE. A próxima semana, de 16 a 20 de outubro, contará com a participação de mais 21 pré-inscritos que realizarão a inspeção na sede do TSE, na capital brasileira.
De acordo com o TSE, até o momento, um total de 85 especialistas em informática tiveram suas pré-inscrições aprovadas. Desses, 29 optaram por trabalhar de forma independente, enquanto os 56 restantes estão distribuídos em 15 equipes. Os indivíduos e representantes das equipes podem agendar com antecedência de, no mínimo, 48 horas, uma visita ao TSE em Brasília para conduzir a análise do código-fonte.
Os resultados da inspeção realizada pelos pré-inscritos servirão como subsídio para os planos de teste que serão apresentados à Comissão Reguladora do evento. Essa comissão terá a tarefa de deliberar sobre a aprovação ou rejeição dos documentos apresentados.
O Antagonista