Em que pese a animação dos sábados com o Caldeirão com Mion na TV Globo, o clima nos bastidores andou pesando novamente com a direção geral da casa. Dessa vez a equipe do Caldeirão com Mion teria reclamado com a direção geral da Globo por causa das constantes alterações de horário na grade de programação de sábado, interferindo algumas vezes no horário do início do programa.
Ao longo do ano a atração precisou sair algumas vezes da faixa de horário habitual em razão eventos pontuais, como por exemplo os jogos de futebol feminino. As alterações de horário coincidem com a uma fase em que o Caldeirão com Mion foi apontado ultimamente pela crítica televisiva como um programa ‘exagerado, caricato e cansativo’, perdendo alguns pontos de audiência também entre os telespectadores na programação, apesar de se manter na liderança.
De acordo com fontes do executivo da emissora, a equipe do programa de Marcos Mion teria apontado recentemente à direção geral da emissora o número de vezes em que o programa sofreu alteração na grade. O grupo ainda teria sugerido uma mudança definitiva de horário.
Para a equipe do programa, o público telespectador da atração precisaria de mais fidelidade em relação ao horário do início do programa. O argumento teria sido pautado pelo básico: ‘televisão é hábito, costume de horário’. Ainda segundo essas mesmas fontes, a reclamação foi enviada à emissora com um pedido para que o início do programa fosse antecipado na grade em definitivo – no início da tarde de sábado – sem que os eventos pontuais do turno vespertino continuem interferindo no início da atração.
A equipe do programa teria sugerido à cúpula da Globo que a atração tenha início logo após o término do Jornal Hoje, ou seja, por volta das 14h. Dessa forma, caso a programação precise sofrer alguma alteração em razão dos jogos, o programa seria poupado – pois já teria terminado – e as alterações ficariam para uma segunda programação vespertina.
No meio desta apuração, este colunista descobriu também que o novo programa de Márcio Garcia já está em fase de pré-produção. A direção da emissora, inclusive, teria – por hora – decidido passar o programa de Márcio Garcia para os sábados, incluindo a atração dentro de um rodízio de programas por temporada que a emissora está produzindo e planejando. Um desses programas por temporada será o da Angélica. Após exibição da primeira temporada no Fantástico, a Globo pretende exibir a segunda fase no próximo ano de 2024 na grade aberta de sábado.
O pedido da equipe do Caldeirão reforça à Globo que o formato é de um programa fixo na grade de sábado e, diferente dos outros programas que são e serão feitos por temporada, a atração não poderia sofrer muitas variações ‘ficando sem horário fixo’, dificultando a fidelização do programa com o público pela falta do hábito regular com os horários. Até o fechamento desta nota, a emissora ainda não havia retornado qualquer posicionamento para a equipe do Caldeirão com Mion.
Confusão entre atrações
Conforme relatado no início do texto, o Caldeirão com Mion não tem navegado em águas mansas no canal. Recentemente uma confusão tomou conta dos bastidores e uma enorme briga se formou entre a produção do Domingão com Huck e do Caldeirão com Mion.
Resumindo, a equipe do Caldeirão com Mion fez um planejamento sugerindo diversos quadros para a atração. Entretanto, a cúpula da Globo teria achado as ideias mais afinadas com o público de domingo, e por isso direcionou as sugestões para a equipe do Domingão com Huck.
Sem saber que o plano havia sido repassado ao Domingão com Huck pela própria cúpula da Globo, produtores do Caldeirão acusaram produtores do Domingão com Huck de terem roubado seu planejamento e uma grande discussão se formou na emissora. A confusão teria começado em uma das salas de produção da emissora e depois ampliada para os corredores do canal, momento em que precisou ser apartada pelos seguranças da empresa.
iG