O senador Magno Malta (PL-ES), de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta 3ª feira (3.out.2023) que o parecer da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do 8 de Janeiro não foi feito pela relatora da comissão, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA).
Segundo o senador, a oposição entende que o relatório “já está pronto” e que não foi preparado por Eliziane. “A CPI está sendo levada pela liderança de um governo”, disse Malta a jornalistas depois da sessão da comissão.
O congressista acrescentou que a oposição ainda não decidiu quais serão os nomes que o relatório deve pedir o indiciamento. “É certo que o nosso relatório é para contrapor o relatório da Eliziane Gama”, declarou.
A votação do relatório da comissão deve ser realizada em 18 de outubro. Na data, integrantes da oposição terão até uma hora para apresentar o voto em separado ao parecer de Eliziane.
O Poder360 apurou que a senadora deve propor o indiciamento do general Gustavo Henrique Dutra de Menezes. No 8 de Janeiro, era o comandante do Comando Militar no Planalto. Ela já afirmou que também pedirá o indiciamento de militares e de “pessoas ligadas ao Exército” no seu parecer.
Eliziane não terá limite de tempo para a apresentação de seu parecer, que está marcada para 17 de outubro. O voto de integrantes da oposição, que funciona como um relatório alternativo, será lido na sequência. O presidente da comissão, deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), sugeriu um prazo de 40 minutos com tolerância de 20 minutos para a leitura.
Os congressistas também acordaram que, caso haja pedido de vista (mais tempo para análise), o parecer da relatora será votado no dia seguinte, na 4ª (18.out).