A companhia norte-americana de imunologia Vir Biotechnology informou nesta semana que uma nova vacina experimental contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV) começa a ser testada em humanos.
A principal forma de transmissão da doença é através do sexo anal receptivo. Por isso, com muito preconceito, a AIDS era e ainda é associada aos homens homossexuais.
O plano da empresa é ter os dados dos testes da fase 1 apenas em 2024, no segundo semestre, segundo a previsão.
O imunizante (VIR-1388) é baseado na plataforma vetorial do citomegalovírus humano (HCMV). Ele foi projetado, portanto, para estimular o corpo a produzir células imunológicas conhecidas como células T.
As células, por sua vez, reconhecem várias proteínas do HIV, o que é diferente de outras vacinas testadas anteriormente.
Os testes têm apoio do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID), Institutos Nacionais de Saúde e pela Fundação Bill & Melinda Gates.
Quem não faz parte dos grupos prioritários deve checar se já completou o esquema vacinal recomendado
O que será avaliado na fase 1? Segundo a empresa, o ensaio vai avaliar a segurança, reatogenicidade e imunogenicidade de três doses diferentes do imunizante (VIR-1388).
Inicialmente, os testes ficarão restritos a um grupo menor para avaliar possíveis efeitos colaterais graves.
Minimalist