Coronel foi retirado da equipe que inspeciona código-fonte das urnas por publicar notícias a respeito do sistema eleitoral em suas redes sociais
O Exército informou nesta quarta-feira que não indicará um nome para substituir o coronel Ricardo Santana no grupo de técnicos do Ministério da Defesa que faz a análise dos códigos-fonte das urnas eletrônicas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em nota divulgada no site, a Força critica a decisão da Corte Eleitoral de excluir o militar da comissão de fiscalização, dizendo que o descredenciamento foi baseado em “apuração da imprensa” e de “forma unilateral”.
Na segunda-feira, em ofício dirigido ao ministro Paulo Sérgio Nogueira, o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, informou que o militar seria retirado do grupo. A posição foi adotada após a divulgação de que o técnico publicava ataques às urnas em suas redes sociais.
“Baseado em ‘apuração da imprensa’ e de forma unilateral, sem qualquer pedido de esclarecimento ou consulta ao Ministério da Defesa ou ao Exército Brasileiro, o TSE ‘descredenciou’ o militar. Dessa forma, o Exército não indicará substituto e continuará apoiando tecnicamente o MD nos trabalhos julgados pertinentes”, diz trecho do comunicado.
O Exército, na nota, argumentou que no trabalho dos militares no TSE não tem “interferência de posições pessoais” e que a tarefa é realizada de “forma profissional e isenta.”. A Força ainda destacou que o coronel Ricardo Sant’Anna foi selecionado para atuar na comissão por suas “inequívoca capacitação técnico-científica e de seu desempenho profissional.”
A Força confirmou que no final de semana, ao tomar conhecimento da publicação do coronel nas redes sociais, buscou apurar os fatos. “O Exército tem consciência de suas atribuições e da isenta competência técnica, da dedicação e do comprometimento de seus profissionais”, diz a nota.
No TSE, a decisão do Exército de não designar um novo técnico não foi vista como potencialmente prejudicial para a continuidade das atividades, uma vez que se encerram nesta sexta-feira, dia 12.