O apoio da cantora Anitta à pré-candidatura presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) movimentou muito as redes sociais, mas, do ponto de vista eleitoral, teve pouco impacto. Segundo recorte da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira, 68% dos eleitores afirmam que o apoio da cantora não muda a chance de votar no petista.
Anitta declarou voto a Lula no mês passado, após o assassinato do tesoureiro petista Marcelo Aloizio de Arruda, morto a tiros por um bolsonarista em Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, a cantora justificou que prefere algo “novo e diferente” para o país, mas que a postura “agressiva e antidemocrática” dos bolsonaristas não deixa outra opção.
De acordo com a pesquisa, 19% dizem que Anitta diminui as chances de voto em Lula. Uma parcela menor, de 12%, afirma que ela aumenta a possibilidade de escolher o ex-presidente petista em outubro.
O levantamento ainda questionou eleitores sobre apoio de celebridades a candidatos. Aqui, há um empate técnico entre quem concorda (46%) com posicionamentos públicos e quem acha que artistas não devem declarar voto (48%).
Os eleitores de Lula são os mais receptivos à ideia: para 58% deles, famosos devem, sim, apoiar postulantes ao Planalto. A maioria (57%) dos eleitores de Jair Bolsonaro (PL) é contrária.
A pesquisa pesquisa Genial/Quaest realizou 2 mil entrevistas com eleitores acima de 16 anos entre os dias 28 de julho e 31 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos, e o nível de confiança é de 95%.