Com o número maior de turistas e moradores da fronteira de Foz do Iguaçu e Cidade do Leste – no Paraguai, agentes da Aduana Argentina estão tendo dificuldade em identificar pessoas que estão entrando e saindo do país.
A vitória de Javier Milei, nas prévias argentinas realizadas no domingo (13) fizeram com que o valor da moeda (peso argentino) despencasse, isso porque Javier teve algumas propostas radicais, tais como dolarizar a economia argentina, ou seja, abrir mão de ter sua própria moeda para adotar o dólar como moeda oficial ou informal. Outra proposta é de reduzir o número de ministérios, programas sociais e acabar com alguns benefícios dados a população nos tempos de crise.
A prévia que ocorreu foi um indicativo para os três candidatos que vão concorrer às eleições em 22 de outubro deste ano.
Javier era o 7º colocado nas pesquisas e acabou vencendo está prévia com 52% dos votos.
Com a baixa do valor do peso, R$ 1 (um real) equivale a 58 pesos, já para comprar US$ 1 (um dólar) são necessários 350 pesos.
Com a queda, brasileiros e paraguaios vão até o Puerto Iguazú para realizar compras, mas muitos produtos não podem entrar no Brasil sem a inspeção federal do Ministério da Agricultura. Caso a passagem seja feita de forma clandestina e apreendida pela Polícia Federal será considerado contrabando.