A pandemia de Covid-19 causou mudanças no ambiente de trabalho. A mais considerável foi a possibilidade de trabalhar de forma remota, longe dos escritórios. E um dos pilares dessa mudança foi o Zoom, empresa de comunicação por vídeo que forneceu a ferramenta necessária para a realização de reuniões e até encontros à distância. No entanto, o mesmo Zoom agora soma-se a diversas empresas que estão anunciando a volta da exigência do trabalho presencial.
Imagem: Sundry Photography/Shutterstock.
Em comunicado, o Zoom afirmou que os funcionários que moram perto de um escritório devem trabalhar presencialmente pelo menos duas vezes por semana. “Acreditamos que uma abordagem híbrida estruturada é mais eficaz para a empresa”, disse, por e-mail.
A norma vale para a pessoas que moram a menos de 50 quilômetros de um escritório, segundo o The Washington Post. “Como empresa, estamos em uma posição melhor para usar nossas próprias tecnologias, continuar a inovar e apoiar nossos clientes globais”, afirmou o Zoom.
Reações
- A notícia gerou reações e frases irônicas nas redes sociais, uma vez que o Zoom representa justamente o oposto do trabalho presencial.
- Nicholas Bloom, professor de economia da Universidade Stanford que pesquisa trabalho remoto, classificou a decisão de sensata.
- A empresa possui muito espaço de escritório e tem funcionários locais, observou.
- “Se você está pagando por espaço de escritório e altos salários na Bay Area, faz sentido operar em um horário híbrido”, afirmou.
Volta aos escritórios é tendência?
- Após o fim da pandemia, muitas empresas retomaram a exigência do trabalho presencial, ou pelo menos híbrido.
- Elas alegam que trabalhar no escritório aumenta a inovação e a colaboração dos funcionários.
- Mas a ocupação dos escritórios continua abaixo dos níveis pré-pandemia.
- Nos Estados Unidos, por exemplo, continua abaixo de 50%, de acordo com dados rastreados pela empresa de dados do local de trabalho Kastle Systems.
- Os executivos estão encontrando dificuldades para persuadir as pessoas a entrar no escritório cinco dias por semana, disse o fundador e presidente-executivo do Zoom, Eric Yuan, em uma teleconferência de resultados em maio.
Olhar Digital