Uma surpresa um tanto quanto misteriosa em um avião da Iraqi Airways que partia de Dubai para Bagdá causou transtornos no aeroporto internacional mais movimentado do mundo na última sexta-feira (4). Isso porque a tripulação identificou a presença de um urso solto no porão de carga da aeronave, que teria escapado de uma caixa de transporte.
O primeiro-ministro do Iraque, Mohammed Shayya, abriu uma investigação para entender como o animal teria se libertado sozinho. A companhia aérea do Iraque pediu desculpas aos passageiros pelos transtornos, mas destacou que o urso estava sendo transportado legalmente e de acordo com as leis internacionais. No Iraque, manter animais selvagens como de estimação é uma prática comum entre a população mais rica.
Como medida de segurança, uma equipe especializada foi enviada pelos Emirados Árabes Unidos para sedar o animal e retirá-lo. O imprevisto fez com que os passageiros tivessem que deixar a aeronave e o voo atrasou mais de 3 horas. Um vídeo publicado no Twitter mostra o urso vagando e um dos profissionais da equipe acariciando sua cabeça. Assista aqui:
04.08.23 Dubai, Emirados Árabes Unidos .. um urso escapou de uma caixa no compartimento de carga de um 737 da Iraqi Airways no Aeroporto Internacional. A companhia não divulgou porque o urso estava sendo transportado para os Emirados Árabes. Um inquérito foi instaurado. pic.twitter.com/DJW9p8PrkL
— Fernanda MacMillan (@floresdepapel6) August 7, 2023
Apesar de não ser algo recorrente, não é a primeira vez que um urso causa atrasos em aeroportos. Em 2021, um urso pardo interrompeu voos em uma cidade no norte do Japão e feriu quatro pessoas. Dessa vez, o nome e a espécie do urso não foram divulgados.
Um só Planeta