Muitos artistas fazem questão de demonstrar sua fé e exaltar suas crenças, o que é sempre bom desde que mantido o respeito às outras religiões. Mas e aqueles que, defensores do ateísmo, não acreditam em Deus? Veja quem são os famosos que consideram mais sensato não crer em nenhuma força espiritual.
Alinne Moraes
Imagem: Divulgação/TV Globo.
Em entrevista coletiva para o lançamento da série “Como aproveitar o fim do Mundo”, da qual foi protagonista interpretando uma personagem supersticiosa, em 2012, a atriz revelou ser ateia. “É estranho isso, mas eu tenho acreditado cada vez mais em poucas coisas. Quando eu tinha menos de 20 anos, costumava responder que era muito nova para dizer no que acreditava. Hoje, como eu não sou mais tão nova assim, sinto que devo me posicionar. As pessoas te cobram, querem que você acredite em alguma coisa. Eu acredito em mim, tenho fé em mim. Eu sou meu próprio Deus. Sou escrava da minha própria criação”, afirmou, segundo informações do jornal O Globo.
Andréa Beltrão
Imagem: Reprodução/Alex Palarea/AgNews.
Ao ser questionada, como ateia convicta que é, pela revista Marie Claire, ao que se apegava em momentos difíceis, respondeu: “Em nada. Não acredito em nada. Só em mim e nas pessoas que amo. Se estou passando por um momento difícil, ouço uma música, choro, e só. Fé, para mim, é sinônimo de esperança. É um pensamento firme de ‘tem que dar certo’. E se não der, não deu. Não foi Deus que quis. Quando meu irmão morreu, até pensei: ‘Poxa, se eu acreditasse em alguma coisa, seria mais fácil superar essa dor'”. O irmão da atriz morreu por conta de um aneurisma cerebral aos 19 anos, quando ela tinha 15.
Angelina Jolie
Imagem: Reprodução/Getty Images.
“Se Deus existe? Hmmm… Para algumas pessoas. Não precisa existir para mim. Não tenho necessidade de um Deus”, declarou a atriz em entrevista segundo a revista Monet.
Antônio Fagundes
Imagem: Jairo Goldflus/Divulgação.
“Sou agnóstico, o mesmo que um ateu preguiçoso. Não penso em Deus, acho difícil de acreditar. Como é só uma questão de fé, não dá nem para falar sobre. Acredito, sim, no homem ético, naquele que quer se colocar bem diante do próximo. Mas não preciso de Deus para isso. Não faço por medo, mas por convicção. Talvez eu tenha lido mais a Bíblia do que muito religioso por aí. Umas cinco ou seis vezes. Eu a li inteira. Já anotei, inclusive. Tem coisas muito interessantes. Mas também já li Alcorão, Alan Kardec, Mitologia Grega…”, afirmou em entrevista ao Extra.
Caetano Veloso
Imagem: Reprodução/Rafael Cusato/Brazil News.
“Não acredito em Deus”, revelou o cantor durante um depoimento para Glória Pires no Domingão do Faustão ao dizer que mesmo assim havia pedido a Ele para que fosse chamado para fazer a música para o filme Índia ao saber que a atriz estaria no elenco.
Chico Buarque
Imagem: Reprodução/Raphael Mesquita/Foto Rio News.
“Eu não tenho crença. Eu fui criado na igreja católica, fui educado em colégio de padre. Eu simplesmente perdi a fé. Mas não faço disso uma bandeira. Eu sou ateu, como o meu tipo sanguíneo é esse”, afirmou o cantor em entrevista à revista Brazuca, editada na França.
Dráuzio Varella
Imagem: Reprodução/Ramon Vasconcelos/Rede Globo.
“Sou ateu e mereço o mesmo respeito que tenho pelos religiosos. Os religiosos que têm dificuldade para entender como alguém pode discordar de sua cosmovisão, devem pensar que eles também são ateus quando confrontados com crenças alheias. Na realidade, a religião do próximo não passa de um amontoado de falsidades e superstições. Não é o que pensa o evangélico na encruzilhada, quando vê as velas e o galo preto? Ou o judeu quando encontra um católico ajoelhado aos pés da virgem imaculada que teria dado à luz ao filho do Senhor? Ou o politeísta, ao ouvir que não há milhares, mas um único Deus? Quantas tragédias foram desencadeadas pela intolerância dos que não admitem princípios religiosos diferentes dos seus? Quantos acusados de hereges ou infiéis perderam a vida? O ateu desperta a ira dos fanáticos, porque aceitá-lo como ser pensante obriga-os a questionar suas próprias convicções”, escreveu em texto sobre intolerância religiosa em seu site.
Créditos: Bol.