Foto: Foto: Fábio Tito/g1.
Vídeo: R7.
Uma nova opção de passeio deve passar a atrair visitantes radicais à Serra do Mar, que liga São Paulo a Santos. Mais especificamente ao Parque Caminhos do Mar, unidade de conservação que inaugura nesta quarta-feira (7) a tirolesa Voo da Serra. O SP2 e o g1 visitaram o local e experimentaram o passeio antes mesmo da inauguração.
Com 500 metros de comprimento e até 110 metros de altura, a atração impressiona pela vista exuberante da Baixada Santista enquanto se corta a Mata Atlântica “voando” a 60 km/h. O visitante sai do limite do município de São Bernardo do Campo para pousar já em terras da vizinha Cubatão.
Tirolesa de 110 m de altura é inaugurada entre São Bernardo do Campo e Cubatão, em São Paulo
— Jornal da Record (@jornaldarecord) June 9, 2023
➡️ Assista ao #JornalDaRecord ao vivo: https://t.co/QPBlnk4RXk #JR24H pic.twitter.com/duzNqsDXmu
Séculos atrás, os relatos eram de que o trajeto por ali era longo e árduo, com muitas desistências no caminho. Nem os cavalos aguentavam o tranco; para os portugueses, as mulas eram as verdadeiras desbravadoras dessas montanhas. Agora é possível sobrevoar, pendurado por cabos de aço, parte da região histórica por onde Dom Pedro passou antes de declarar a Independência.
A tirolesa tem capacidade para lançamentos duplos simultâneos, permitindo cerca de 40 lançamentos por hora, ou seja, 80 pessoas. No trajeto ainda se sobrevoa o Pouso de Paranapiacaba, um dos nove monumentos históricos que celebram a Independência do Brasil, além da Estrada Velha de Santos.
Créditos: G1.