Prova também trouxe temas como agroecologia, inteligência artificial, geopolítica, feminismo e proteção de crianças no ambiente digital
Questões sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), agroecologia e as diferenças entre o agronegócio e a agricultura de pequeno e médio porte estiveram entre os assuntos cobrados no primeiro dia do Enem 2026, realizado neste domingo (8). A prova também abordou a Lei Rouanet, o Estatuto da Criança e do Adolescente Digital (ECA Digital) e o feminismo.
Uma das questões tratou de iniciativas de formação e capacitação desenvolvidas pelo MST para pequenos agricultores e grupos considerados vulneráveis. O termo agroecologia apareceu três vezes ao longo da prova. Em outro item, o agronegócio foi relacionado à produção destinada ao mercado externo, enquanto as pequenas e médias propriedades foram associadas ao abastecimento interno.
A exploração de terras raras também foi tema de uma questão considerada entre as mais difíceis. O enunciado abordou a possibilidade de esses recursos ampliarem o poder de negociação de países emergentes, como o Brasil.
Outro assunto de atualidade foi a tensão entre Estados Unidos e Irã, com destaque para a importância estratégica do Estreito de Ormuz. A prova ainda apresentou conteúdos relacionados à escravidão, aos povos indígenas e à ditadura militar.
Cultura, tecnologia e questões sociais
Na área de Ciências Humanas, os candidatos tiveram contato com um trecho do ECA Digital, legislação que estabelece regras para proteger crianças e adolescentes no ambiente virtual. Uma charge sobre inteligência artificial também integrou a avaliação.
A Lei Rouanet apareceu em um infográfico que explicava o mecanismo federal de incentivo à cultura por meio de renúncia fiscal.
Questões de História abordaram o feminismo, a participação das mulheres ao longo do tempo e a relação entre cristianismo e sociedade.
Redação abordou a valorização do SUS
O tema da redação foi “Valorização do SUS como direito universal”. Os participantes deveriam discutir os obstáculos ao reconhecimento e ao acesso pleno ao sistema público de saúde.
A proposta chamou atenção por não apresentar explicitamente um problema específico a ser enfrentado pelos candidatos. O tema também se diferenciou dos três anos anteriores, quando as redações trataram de recortes sociais específicos: envelhecimento, herança africana e trabalho de cuidado realizado por mulheres.
Mais de 5 milhões de candidatos tiveram a inscrição confirmada nesta edição do exame. No primeiro dia, foram aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação.
A segunda etapa será realizada no próximo domingo (15), com questões de Matemática e Ciências da Natureza.