Em editorial publicado neste domingo (8), jornal afirma que a Corte não pode se afastar das investigações e defende a apuração de todas as conexões do empresário Daniel Vorcaro.
O jornal O Globo afirmou, em editorial publicado neste domingo (8), que as investigações sobre as irregularidades no Banco Master não podem terminar sem a responsabilização dos envolvidos. A publicação aponta uma aparente desaceleração das apurações após as eleições presidenciais e com a proximidade do fim do ano.
Segundo o jornal, a sociedade espera que as investigações avancem em todas as frentes, independentemente dos nomes ou dos cargos dos envolvidos. O editorial também cobra explicações do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as conexões entre o empresário Daniel Vorcaro, controlador do banco, e integrantes da Corte.
O texto destaca a reunião no STF em que foi adiada a decisão sobre a abertura de investigação envolvendo o ministro Alexandre de Moraes. Vorcaro teria trocado centenas de mensagens com o magistrado, nas quais pedia conselhos e ajuda.
Após o episódio, o ministro André Mendonça, que inicialmente era o relator do caso, encaminhou a investigação ao presidente do Supremo, Edson Fachin. A mudança ocorreu em meio a acusações de integrantes do grupo ligado a Moraes de que Mendonça estaria utilizando politicamente a apuração.
A Polícia Federal (PF) indiciou Vorcaro e outros 14 investigados. Fachin solicitou manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o relatório policial.
Editorial cobra investigação sobre conexões com o STF
O jornal afirma que Vorcaro é acusado de chefiar uma organização criminosa e praticar diversos delitos. A PF, segundo o editorial, pediu ao STF a prorrogação do inquérito por 60 dias para concluir perícias e outras diligências.
Para O Globo, a participação de integrantes do Supremo nas circunstâncias investigadas impede que a Corte trate o caso como um assunto alheio à instituição. O editorial sustenta que o tribunal ainda não apresentou respostas consideradas convincentes às acusações envolvendo seus membros, especialmente Moraes.
A publicação também menciona informações atribuídas à PF segundo as quais Vorcaro procurava ajuda do ministro quando estaria próximo de ser preso. O texto cita ainda indícios de encontros entre os dois fora da agenda oficial e pagamentos superiores a R$ 80 milhões feitos pelo Banco Master ao escritório de familiares de Moraes.
Diante desses elementos, o editorial defende que o ministro seja investigado, ressaltando que o procedimento deveria ser o mesmo aplicado a qualquer cidadão em circunstâncias semelhantes.
Apuração deve alcançar políticos e fundos de previdência
Além das relações com integrantes do Judiciário, o jornal defende que as investigações avancem sobre outras conexões de Vorcaro. Entre os pontos mencionados estão a atuação de executivos estaduais que teriam autorizado ou ignorado investimentos de fundos de previdência em títulos considerados de baixa qualidade do Banco Master.
O editorial também pede apuração sobre a participação de parlamentares na elaboração de propostas legislativas que poderiam beneficiar a instituição financeira.
Na avaliação do jornal, a demora nas respostas pode ampliar o desgaste da imagem do STF. A publicação reconhece o trabalho da Polícia Federal e afirma que tentativas de delação premiada teriam fracassado por apresentar informações inferiores às já conhecidas pelas autoridades.
Ao concluir, O Globo ressalta que a investigação policial é apenas uma etapa e cobra atuação do Ministério Público e da Justiça para que os responsáveis sejam punidos. O texto alerta que o caso não pode terminar sem consequências, em uma referência à expressão popular “acabar em pizza”.
