O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, chamou o Brasil de “país pequeno” ao recordar sua visita ao país durante a posse de Jair Bolsonaro, em janeiro de 2019. Na quarta-feira (14), ele afirmou que poderá retornar ao Brasil para a posse de Flávio Bolsonaro (PL), caso o senador vença a eleição presidencial.
A declaração foi feita durante a inauguração da embaixada da Colômbia em Jerusalém. Na ocasião, Netanyahu também criticou governos de esquerda da América Latina e citou Brasil, Argentina, México e Colômbia ao comentar as relações diplomáticas com Israel.
Netanyahu critica governos latino-americanos
Durante o discurso, o premiê atribuiu o distanciamento entre Israel e alguns países da região ao que chamou de “aliança global woke”. Ele também se referiu a lideranças políticas latino-americanas como “novos faraós”, em meio às divergências diplomáticas registradas nos últimos anos.
Netanyahu afirmou ainda que pretende ampliar a aproximação de Israel com países latino-americanos diante das mudanças no cenário político regional e do crescimento de forças de direita no continente.
As declarações foram divulgadas pelo portal UOL. A eventual visita ao Brasil, no entanto, foi apresentada como uma possibilidade condicionada à vitória eleitoral de Flávio Bolsonaro, e não como um compromisso confirmado.
ASSISTA: VÍDEO
@luizbacci