A Polícia Federal prendeu em flagrante, na noite deste sábado (26), um homem de 44 anos suspeito de trazer ao Brasil 28 frascos de tirzepatida, princípio ativo do medicamento Mounjaro, sem a autorização necessária para importação.
A prisão aconteceu durante uma fiscalização de rotina no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Segundo a PF, o passageiro, morador de São Gonçalo (RJ), desembarcou de um voo que saiu de Foz do Iguaçu (PR), com conexão em Porto Alegre (RS).
Os agentes encontraram as ampolas do medicamento na bagagem do suspeito e apreenderam todo o material.
A tirzepatida é utilizada no tratamento do diabetes tipo 2 e também para perda de peso, sendo comercializada no Brasil sob o nome Mounjaro.
Após a prisão, o homem foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, onde foi autuado por importação irregular de medicamentos sem o registro e a documentação exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).