A jornalista e candidata ao governo regional de Áncash, no Peru, Susy Aponte, de 44 anos, foi assassinada a tiros neste sábado (19), durante um ato de campanha realizado em um mercado no distrito de Caraz. Outras cinco pessoas ficaram feridas durante o ataque.
As informações são do site O Antagonista. Segundo a publicação, um cidadão venezuelano foi detido após o crime.
Além de atuar na política, Aponte mantinha o portal China Polo Dominical, no qual publicava denúncias sobre supostas irregularidades e casos de corrupção envolvendo a polícia.
Dias antes do assassinato, a jornalista havia relatado nas redes sociais que estava recebendo ameaças que, segundo ela, partiam de prisões. Até o momento, a polícia não informou se as ameaças têm alguma relação com o homicídio.
Após a morte, o perfil do portal administrado por Aponte pediu uma investigação “completa, independente e sem intocáveis” para esclarecer as circunstâncias do assassinato.
Entidades pedem esclarecimentos
O Conselho da Imprensa Peruana também cobrou a apuração do caso e pediu que as circunstâncias da morte da jornalista sejam esclarecidas.
“É necessário que se esclareçam os motivos do homicídio. Outros casos de assassinatos não foram esclarecidos”, afirmou a entidade.
O Júri Nacional de Eleições do Peru também condenou o assassinato. Em manifestação sobre o caso, o órgão declarou que “a violência não tem lugar em uma sociedade democrática”.
Susy Aponte disputava as eleições regionais marcadas para 4 de outubro. De acordo com informações citadas por O Antagonista, quatro jornalistas peruanos foram assassinados em 2025.
