Foto: Reprodução/Agência Brasil
Diretor será o mesmo que atuou na função durante o governo Bolsonaro
O PT perdeu para o centrão a disputa sobre o comando da diretoria financeira de Itaipu. A estatal controla a maior usina hidrelétrica do Brasil.
De acordo com a CNN, André Pepitone irá para o cargo. A indicação vinha sendo defendida por Alexandre Silveira (PSD) e outros altos membros do partido. Entre eles, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado e Gilberto Kassab, fundador da legenda.
A formalização do nome à Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear ocorreu na quarta-feira 5. Pepitone serviu no mesmo cargo durante o governo Bolsonaro. Contudo, ele foi exonerado da função em março, depois de Gleisi Hoffmann, presidente do PT, e o vice-presidente Geraldo Alckmin terem indicado Pedro Guerra para a função, filho de Alceni Guerra, ex-ministro do governo Collor.
Alceni e Pedro são filiados ao PSD. A dupla fez campanha para o presidente Lula durante as eleições de 2022. Desse modo, eles contrariaram o comando do partido no Paraná, que declarou apoio à reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O processo de apoio a Lula fez pai e filho se aproximarem de Gleisi, que também é do Estado. A petista já havia emplacado o deputado federal Enio Verri (PT-PR) para o cargo de presidente de Itaipu, levando o PSD a defender a indicação de Pepitone nos bastidores.
Revista Oeste